Visando reforçar a fiscalização, foi montada uma estrutura com 280 agentes, divididos em equipes de revesamento, 40 viaturas disponíveis, 20 etilômetros, 8 motocicletas e 5 radares fotográficos.
E também, a PRF recebeu um reforço da Paraíba, de um ônibus multimissão equipado, que funciona como miniauditório, para a realização de palestras educativas aos condutores. Segundo o inspetor Almir Bílio, a preocupação centra-se no domingo, com o retorno dos condutores para a capital.
"A nossa maior preocupação é com o retorno dessa turma que tomou a estrada para descansar ou visitar parentes. A recomendação é que os condutores sigam todas as normas de trânsito, façam a revisão do veículo e procurem descansar bem", aponta o inspetor, que sugere ainda que os condutores façam paradas programadas com os passageiros para melhorar a circulação sanguínea no organismo.
O inspetor Almir destaca ainda que os pontos de fiscalização dos agentes da PRF/PI são os locais com maiores riscos de acidentes, no caso, trechos urbanos dos municípios e as BRs, tanto a 316 e a 343. "Além dos pontos urbanos dos municípios com maior movimentação.
A BR 316, devido às áreas sinuosas, e principalmente a BR 343, que dá acesso ao litoral em razão do turismo e por isso atrai muitas pessoas não só da capital, como também de estados vizinhos", explica.
Em relação aos dados da operação Corpus Christi de 2014, a PRF registrou 14 acidentes com duas mortes. Já quanto a multas, foram registradas 2.011, sendo que deste número 711 foram ocasionadas por excesso de velocidade e ainda ocorreram seis prisões de motoristas que conduziam veículos com teor alcoólico acima do permitido.
Caminhões só poderão circular após meia-noite
Por conta da operação Corpus Christi 2015, os caminhões de grande porte não poderão circular a partir das 16h deste domingo, 07, até a meia-noite. O inspetor Almir Bílio alerta aos motoristas de caminhões de grande porte, como bitrem, rodotrem e cegonhas, sobre a restrição do horário de circulação imposta pela Polícia Rodoviária Federal.
"Os motoristas profissionais, sobretudo aqueles que dirigem caminhões, portando autorizações especiais de trânsito, precisam ficar atentos. O alerta é que estes veículos, no domingo, não circulem das 16h à meia-noite, para evitar que esses caminhões atrapalhem o fluxo dos veículos menores e mais rápidos. Facilitando assim a ultrapassagem e evite o congestionamento", esclarece.