Uma operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira desmontou uma quadrilha de tráfico de drogas em Eldorado do Sul (RS) comandada por apenados do Presídio Central, na capital. A ação, batizada de Audácia, deteve 13 pessoas - 12 adultos e um adolescente - no município localizado na região metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o delegado Alencar Carraro, os líderes do grupo são os irmãos Ivo Rossato Junior e Claiton Fraga Monteiro, que cumprem pena desde 2012 por tráfico de drogas. Ivo Junior, inclusive, mantém um perfil no Facebook. Na segunda-feira, ele postou a frase "$heik do central com a Loira & a Morena".
Durante a operação nesta quarta, a polícia prendeu o pai, a mãe e outro irmão dos rapazes. "O pai foi condenado por sete anos por tráfico e recebeu recentemente o benefício da prisão domiciliar junto à Justiça. Os líderes do grupo estavam preso, mas seus familiares continuavam com a atividade ilegal", explicou Carraro. Segundo o delegado, eles aliciavam crianças e adolescentes para comercializar a droga no centro da cidade, em pequenas quantidades, próximo a estabelecimentos comerciais e uma escola.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão temporária. Os demais foram detidos em flagrante. Três mulheres estão entre os presos.