Um homem foi detido por comercializar lagosta de forma irregular, na tarde deste sábado (21), na feira livre de Laranjeiras, no município da Serra, Grande Vitória. Segundo a Polícia Ambiental, foram apreendidos 20kg do produto, que está em período de defeso até o dia 31 de maio, portanto, é proibida sua comercialização. O homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da Serra e foi liberado após o pagamento de fiança.
De acordo com a polícia, as lagostas apreendidas serão doadas a entidades filantrópicas. O comerciante também vai receber uma multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O período de defeso é caracterizado pela proibição do transporte, estocagem, comercialização, beneficiamento e industrialização dos animais, que estão em período de reprodução. O crime pode gerar pena de 1 a 3 anos de detenção.
A Polícia Militar Ambiental alerta que o consumidor também tem um papel importante na conservação do crustáceo, não devendo comprar lagostas abaixo do tamanho mínimo (13 cm de cauda para a ?lagosta vermelha? e 11 cm de cauda para a ?lagosta-cabo-verde?), bem como deve exigir do comerciante o comprovante de que apresentou declaração de estoque junto ao Ibama.