Duas filhas, com idades de 7 e 10 anos, foram deixadas sozinhas em casa pela mãe, que viajou para a Bahia, e agora está sob investigação por abandono. O incidente ocorreu em Rio Verde, localizado na região sudoeste de Goiás, sendo que as crianças foram encontradas pelo Conselho Tutelar após receberem uma denúncia anônima.
De acordo com relatório do Conselho Tutelar Norte de Rio Verde, as crianças ficaram desacompanhadas desde a última segunda-feira (10). Durante o atendimento, a conselheira ouviu da menina mais velha que a mãe costuma viajar com o marido, que é caminhoneiro, e deixá-las sozinhas em casa.
Na última quarta-feira (12), as crianças foram resgatadas e posteriormente encaminhadas para a Casa de Abrigo Temporário (CAT), com auxílio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Rio Verde.
Juntamente com as crianças, sete cachorros foram encontrados na residência. Segundo a GCM, o local se encontrava em estado bastante sujo e desorganizado, com as fezes dos animais espalhadas pelo chão, bem como a presença de alimentos deteriorados.
A criança mais velha relatou ao Conselho Tutelar que era responsável por preparar as refeições, realizar a limpeza da casa, cuidar da irmã e dos animais durante as ausências da mãe. Ademais, a situação vivenciada pelas crianças fez com que elas não comparecessem à escola.
A Polícia Civil está investigando o caso, que já foi encaminhado para a vara da infância e juventude. Conforme o Conselho Tutelar, a mãe pode ser responsabilizada por maus-tratos e abandono de incapaz. A conselheira Leidiene Vieira contou que a mãe das crianças foi localizada e já retornou à cidade.