O governo do Rio decidiu devolver 1550 carabinas modelo .30 compradas para substituir os fuzis modelo FAL, utilizados pelas polícias Militar e Civil. O novo equipamento é fabricado pela Taurus.
A reportagem procurou a Taurus, mas foi informado que a diretoria da empresa está numa feira em São Paulo e não poderia comentar o assunto.
De acordo com um laudo feito pela PM, as armas vieram com defeito e apresentaram um problema no estojo do carregador. Durante os testes, engasgavam após uma sequência de disparos.
O objetivo da troca é evitar que ocorram vítimas inocentes em operações e confrontos, já que a carabina . 30, apesar de ser tão letal quanto o fuzil, é menos potente e, consequentemente, tem um disparo de menor alcance.
Uma bala disparada pela carabina alcança 500 metros de distância, enquanto que o alcance do fuzil FAL é de 1,5 mil metros. Apenas tropas de elite vão poder utilizar o fuzil.
A Secretaria de Segurança Pública ainda não tem previsão de quando será entregue um novo lote, sem qualquer espécie de defeito.