Atualizado às 10h30
De acordo com o repórter Matheus Oliveira, da Rede Meio Norte, que acompanha a operação, no primeiro posto da zona Leste de Teresina que está sendo fiscalizado, localizado na Avenida Dom Severino, duas bombas foram lacradas por conta de irregularidades.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI) encontrou na loja de conveniência do segundo posto já na Avenida Presidente Kennedy, diversos produtos como pizzas e cervejas que estavam vencidos. O proprietário foi notificado e o material apreendido.
24 postos devem passar por fiscalizações durante todo o dia de hoje por conta da operação. Os postos foram escolhidos por serem reincidentes na questão de irregularidades na comercialização de combustíveis.
A Delegacia Especializada de Crimes Contra a ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 08 de julho, a operação 'Petróleo Real', de âmbito nacional, que visa a fiscalização de amplo espectro no segmento da comercialização de combustíveis nos Estados.
A operação conta com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, através da Delegacia de Combate aos Crimes contra Ordem Tributária, Relações de Consumo e Econômica e o Comando da Polícia Militar, juntamente com outros órgãos de controle do Estado.
A investigação tem como foco fiscalizar a comercialização de combustível em postos de gasolina piauienses para apurar eventuais fraudes e adulteração na qualidade e quantidade de combustíveis.
De acordo com o tenente-coronel Canuto, cerca de nove órgãos estão realizando fiscalizações em postos de todas as zonas de Teresina. "É uma operação a nível nacional envolvendo em torno de nove órgãos municipais, estaduais e federais. E nesse momento está ocorrendo nas quatro zonas de Teresina. Os órgãos chegam nos postos e realizam fiscalizações de todos os níveis. Queremos proteger o consumidor na questão do combustível. Em torno de seis a oito postos serão fiscalizados em cada zona de Teresina, a questão da quantidade vai depender da duração da fiscalização de cada posto", declarou.