A Delegacia de Combate ao Crime Tributário – DECOTEC, junto à Secretaria da Fazenda do Piauí -Sefaz, arrecadaram desde a última quinta-feira, 12, R$ 34 mil reais em tributos sonegados, durante operação no município de Picos. Vários depósitos da cidade foram fiscalizados, onde destes dois foram detectados armazenando mercadorias de maneira inadequada. A fiscalização continuou intensa na manhã deste sábado (14).
Uma equipe composta por investigadores policiais realiza blitz no posto fiscal, situado no Povoado Morrinhos, zona rural de Picos. Dentre as autuações, uma empresa picoense será obrigada a pagar R$134 mil, por armazenar mercadorias em local inadequado na tentativa de sonegar impostos sobre as mesmas.
O delegado João José Pereira, mais conhecido como JJ, afirmou que a operação consiste em reprimir a sonegação de tributos em todo o Estado do Piauí. “Desde janeiro quando tomei posse em parceria com outros delegados estamos trabalhando juntos para que possamos repreender a sonegação de impostos. Assim como arrecadar imediatamente o tributo sonegado".
O delegado explicou ainda que o contribuinte só será autuado em flagrante quando este não apresentar nota fiscal ou qualquer documento de natureza semelhante que comprove a origem do tributo. Ele ressaltou que os comerciantes utilizam de vários artifícios para tentar burlar o Estado e assim praticar o crime de sonegação de tributos.
“Vão se dar mal porque este trabalho nosso será rotineiro e vamos no dia-a-dia identificar os sonegadores e cobrar os tributos sonegados ao Estado”, disse JJ.