No último dia 16 de julho, a Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA, deflagrou a Operação Acalento.
A ação fez parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com o objetivo de combater crimes de violência contra crianças e adolescentes nos 26 estados e no Distrito Federal.
A operação integrada, que teve início no dia 4 de junho, teve seu principal dia na última sexta-feira.
Durante a operação no Piauí, onze pessoas foram presas, houve o cumprimento de nove mandados de prisão, dois de busca domiciliar e a solicitação de dez medidas protetivas.
Na sexta-feira, foram cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar na cidade de Teresina. Além da capital, as ações da Operação também aconteceram nas cidades de Campo Maior, Barras, Barro Duro e Água Branca. Ao todo foram instaurados 110 procedimentos policiais e executadas mais de 570 ações preventivas.