SEÇÕES

Polícia Civil investiga morte de jovem após reação alérgica em exame com contraste em SC

Polícia investiga a morte de jovem após choque anafilático em tomografia com contraste em Rio do Sul. Entenda o caso e as possíveis responsabilidades.

Polícia Civil investiga morte de jovem após reação alérgica em exame com contraste em SC | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Polícia Civil abriu investigação para apurar a morte de Leticia Paul, 22 anos, que sofreu um choque anafilático — reação alérgica grave — durante a realização de uma tomografia com contraste em Rio do Sul (SC). A causa foi informada pela família.

Os investigadores solicitaram os prontuários médicos da jovem e vão ouvir testemunhas para esclarecer as circunstâncias e possíveis responsabilidades. Até o momento, não há uma linha de investigação definida.

Leticia chegou a ser entubada após o exame no Hospital Regional Alto Vale, mas não resistiu e faleceu na quarta-feira (20), menos de 24 horas após o procedimento, que fazia regularmente.

Os contrastes, usados em exames como ressonância, tomografia e radiografia, têm a função de destacar áreas específicas do corpo e só são aplicados com indicação médica. Segundo a alergista e imunologista Jane da Silva, do Hospital Universitário da UFSC, reações graves como a de Leticia são extremamente raras, ocorrendo em menos de 0,01% dos casos.

O velório aconteceu na quinta-feira (21), na Casa Mortuária Jardim Primavera, em Rio do Sul, seguido de cremação no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.

Em nota, o hospital informou que já recebeu a solicitação da Polícia Civil e que entregará todos os documentos necessários, reforçando o compromisso com ética, transparência e segurança assistencial. Na véspera, a unidade já havia lamentado a morte da paciente.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também