Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil do Piauí realizou uma operação visando a verificação de denúncias relacionadas a maus tratos a idosos, denúncias estas relativas ao ano de 2017. As ações foram concentradas na zona Norte de Teresina.
Em uma das residências vistoriadas, policiais verificaram situação de violência, maus tratos e abusos financeiros por parte da neta de uma idosa, que diante do fato, foi intimada a comparecer a Delegacia do Idoso. No local, a polícia constatou que a idosa vive em situação insulubre e sofre constatamente com as ameaças e agressões da neta, que é usuária de drogas. A jovem, que afirma fazer parte de uma gangue para extorquir a idosa, não negou as acusações.
"Chorou bastante, ficou ainda um pouco revoltada, mas, depois ela chorou bastante porque viu que, se continuasse neste comportamento, eu disse que ela vai acabar presa e pode até perder a guarda dos filhos", afirmou a delegada Daniela Barros.
Segundo a delegada, nestes casos, o denunciado, após investigações, poderá ser afastado do lar ou até mesmo preso.
Também foi constatado em alguns casos, a posse de cartão de benefício dos idosos por membros da família, que realizam a retirada de dinheiro mas não o utilizam em favor das vítimas, retendo os valores em benefício próprio.
Todas as denúncias fundamentadas serão investigadas criteriosamente pela equipe da DSPI. Em 2017, a Delegacia do Idoso, recebeu um total de 200 denúncias contra idosos e com o trabalho de hoje finaliza a verificação daquelas que se encontravam pendentes.