Policiais civis encontraram no início da tarde de hoje (30) uma grande quantidade 350 quilos de maconha e dezenas de fuzis e metralhadoras escondidos em um porão em baixo de um barraco de madeira na localidade conhecida como Fazendinha, no Complexo do Alemão. Segundo agentes da 9ª Delegacia (Catete), a droga e as armas estavam dentro de sacos plásticos. O delegado Alan Luxardo comparou o depósito a um bunker.
Na Vila Cruzeiro, soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) descobriram uma casamata usada pelos traficantes, no local conhecido como Quatro Bicas. A construção será explodida ainda hoje.
Os policiais disseram que os traficantes fizeram vários buracos nas paredes e os revestiram com canos de plástico duro (pvc) para poder apoiar o cano das armas e atirar contra a polícia. Segundo os soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do local os traficantes tinham uma visão privilegiada do principal acesso à Vila Cruzeiro.
Também hoje, os policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis localizaram um túnel de 400 metros de extensão. A passagem subterrânea segue por galerias pluviais que estão sendo construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e teria sido usada para a fuga dos traficantes.
A Vila Cruzeiro e as 16 favelas do Complexo do Alemão, na Penha, são alvo de uma megaoperação das polícias militar e civil com o apoio das Forças Armadas para desmantelar o tráfico de drogas. A ocupação da Vila Cruzeiro começou na última quinta-feira (25) e do Complexo do Alemão, no domingo (28).