Na última terça-feira (27), durante ação policial, um homem de 37 anos foi detido e conduzido para a delegacia, em em Icapuí(CE) . Foram encontrados em seu imóvel 83 animais, incluindo um gavião que estava com a pata machucada. Todos foram resgatados.
Trata-se de um imóvel usado para rinha de galo e a polícia chegou até ele após receber denúncias de que a residência na localidade Vila Jardim Paraíso seria usada para briga de galos.
No imóvel havia 72 galos que estavam presos em situação de maus-tratos, uma construção em alvenaria com 32 gaiolas individuais, além de borrachas para fixação de esporas. Os policiais civis apreenderam também, no local, um gavião com a pata machucada, além de dez pássaros silvestres.
O dono da casa, um homem de 37 anos, foi conduzido para a Delegacia Municipal de Icapuí, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do homem. Ele foi ouvido e liberado para responder pelo fato em liberdade.
O homem foi autuado nos artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais, que sanciona penal e administrativamente pessoas que mantenham em cativeiro animais da fauna silvestre, sem licença ou autorização da autoridade competente, e que estejam envolvidas em abuso e maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Os 72 galos e o gavião apreendidos na ocorrência foram doados à Organização Não-Governamental “APADA” (Associação de Proteção aos Animais de Aracati), onde receberão atendimento veterinário. Já os dez pássaros silvestres serão encaminhados a depositários fiéis, que ficarão com a guarda dos animais.(com informações Governo do Ceará/Ascom PCCE)