A Polícia Militar afastou quatro agentes envolvidos na abordagem em que um deles baleou um jovem de 24 anos com um tiro à queima-roupa na zona oeste da capital paulista. A vítima filmava a ocorrência quando foi alvejada na quarta-feira (25).
O afastamento foi confirmado na tarde desta quinta-feira (26) pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública). Mais cedo, a reportagem questionou a pasta se havia afastado algum policial militar envolvido na ocorrência, mas eles não responderam.
A corporação também instaurou um Inquérito Policial Militar para investigar a ocorrência. O caso será apurado "rigorosamente", segundo a pasta, e as imagens registradas pelas câmeras corporais dos agentes também serão anexadas ao inquérito.
"Desvios de conduta não são tolerados pela corporação e todas as medidas cabíveis serão tomadas", informou a SSP-SP.
A Pasta mudou versão inicial. Por volta das 8h (horário de Brasília), a secretaria enviou nota afirmando que o jovem baleado "tentou tirar a arma de um policial", quando outro agente "interveio" e disparou.
Pelas imagens veiculadas, não é possível verificar essa suposta tentativa de pegar o armamento. Já no início da tarde, a secretaria atualizou o texto e afirmou que o "homem [baleado] agrediu um policial" e o colega "interveio", não citando a suposta tentativa do rapaz em retirar o armamento do agente.
(Com informações da FolhaPress - Beatriz Gomes)