Um vendedor ambulante foi agredido de forma violenta por um grupo de policiais militares no circuito de Carnaval do Ibirapuera, zona Sul de São Paulo, na tarde de terça-feira (17).
Vídeos registrados da ação mostram o momento em que um dos suspeitos aplica um mata-leão na vítima até ele desmaiar. Enquanto isso, outros policiais seguram as mãos e pernas do vendedor o golpeando na barriga.
De acordo com as imagens, ao menos cinco PMs se envolveram nas agressões.
VÍTIMA É ESTRANGULADA
O homem foi abordado ao lado de uma torre de vigilância na Avenida Pedro Álvares Cabral. Imagens iniciais da ação mostram o homem com as mãos para trás, encostado contra um gradil, sendo abordado por três policiais ao lado de um caminhão pipa usado para molhar os foliões.
Após a câmara mudar de ângulo, um PM aparece desferindo socos no rosto do ambulante.Ele ergueu os braços e tentou se defender da truculência, mas foi contido pelos outros recebendo golpes, incluindo chutes e pisões na cabeça.
O combate só foi finalizado após a vítima ser estrangulada caindo ao chão e sendo algemada logo depois. Depois disso, ele foi levado para a calçada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na Rua Abílio Soares, a poucos metros de lá.
O QUE DIZ A SSP?
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que "não compactua com excessos" e que tomou conhecimento de que um homem foi detido após "desacatar e agredir" PMs que faziam patrulhamento, sem confirmar se é o mesmo caso.
A confusão teria começado, de acordo com testemunhas, após o vendedor ambulante ir reclamar que o caminhão-pipa estava molhando as maquininhas dos vendedores, que estavam concentrados naquela área.