A Polícia Militar do Piauí divulgou nesta segunda-feira (05), os números referentes ao apoio às equipes de vigilância sanitária na fiscalização do cumprimento dos decretos para conter o avanço da Covid-19 no estado, durante os meses de fevereiro e março. Nesse período, as forças de segurança estiveram nas ruas efetuando o policiamento ostensivo com um total de 31.697 ocorrências.
Em entrevista ao Meionorte.com, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Cel. Lindomar Castilho Melo, deu detalhes sobre a fiscalização do decreto estadual durante os dias de parada sanitária. “Foi uma semana muito difícil, com feriados prolongados e medidas restritivas muito duras, como por exemplo o transporte intermunicipal. A gente sabe que tradicionalmente período de semana santa as pessoas se deslocam da capital para o interior e para isso tivemos que fiscalizar as rodovias estaduais, fizemos apreensão de veículos que fazia transporte, fizemos interdição de praias, fiscalizamos banhos de cachoeiras; foram mais de 800 estabelecimentos fiscalizados só na capital”, pontua.
De acordo com os dados divulgados pela PM-PI, foram realizadas ainda 70.735 abordagens a pessoas, 14.352 orientações∕ fechamentos de estabelecimentos, apreensão de 132 armas, recuperação de 291 veículos e lavratura de 407 termos circunstanciados de ocorrência. Além disso, só nos primeiros quatro dias do mês de abril, ocorreu o registro de 1.424 estabelecimentos orientados∕fechados, lavratura de 35 TCOs, atendimentos de 2.368 ocorrências e 300 autuações de trânsito.
Em José de Freitas, a Força Tática do 16º BPM se deslocou até o Bairro Gusmão para averiguação de uma denúncia a respeito de descumprimento de medida sanitária e perturbação do sossego. Ao chegar ao local, a equipe verificou a presença de pessoas em um bar consumindo bebida alcoólica, com o uso de som mecânico. Na ocasião foi feita a lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência e a apreensão do aparelho de DVD e de uma mesa de som.
E além da Operação COVID, foram realizadas também a Operação Bloqueios, Operação Silêncio e Paz, e Operação Candeeiro visando o combate à criminalidade através da realização de rondas, abordagens e com o intuito de tirar de circulação armas, drogas, veículos roubados e foragidos do sistema prisional.
LEIA MAIS: Presidente da FMS diz que não há doses suficientes para policiais