Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de um avião no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, suspeito de manter uma rede de abuso sexual de menores que atuaria há pelo menos oito anos.
Prisão ocorreu dentro da aeronave
O suspeito já estava na cabine da aeronave, que tinha como destino o Rio de Janeiro, quando foi abordado por policiais. A ação faz parte da operação “Apertem os Cintos”, que investiga crimes como estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Investigação aponta atuação prolongada
De acordo com o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o piloto Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, é suspeito de integrar uma rede de exploração de pornografia infantil e de estupro de vulnerável há pelo menos oito anos. Após a prisão, ele foi encaminhado à sede do DHPP, onde permanece à disposição da Justiça.
Uso de documentos falsos e aliciamento familiar
As investigações apontam que o piloto levava menores de idade para motéis, utilizando documentos falsos. Durante a operação, uma mulher de 55 anos também foi presa, acusada de aliciar as próprias netas, de 10, 12 e 14 anos, para o suspeito em troca de pagamento. Havia mandados de prisão temporária expedidos contra ambos.
Mandados de busca e apreensão
Além das prisões, a operação cumpre oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados, em endereços localizados na capital paulista e em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo, município onde o piloto reside.
As investigações seguem em andamento para identificar outras possíveis vítimas e envolvidos na rede criminosa.