O prefeito de Goiatins, Vinicius Donnover Gomes (PSC), e a mulher dele foram presos durante a Operação Bagration da Polícia Federal nesta quarta-feira (27). Eles são suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava no desvio de recursos públicos. Segundo a PF, a suspeita é que os prejuízos causados aos cofres da União sejam de aproximadamente R$ 10 milhões. O município fica no norte do estado.
A Polícia Federal cumpriu 13 mandados de prisão durante a Operação Bagration e em outras cidades do norte do Tocantins. A Polícia Federal informou que 110 agentes cumprem os mandados. Deste total, nove são de prisão preventiva, quatro de prisão temporária.
A investigação foi iniciada no ano passado. Segundo a PF, o grupo tem como integrantes o prefeito da cidade, a primeira-dama, secretários da Fazenda, da Saúde, de Recursos Humanos, contadores, dentre outros servidores.
A polícia ainda informou que no decorrer das investigações foram constatados diversos crimes praticados, como desvio de recursos públicos, crimes eleitorais, fraudes em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, a organização atua desde que o atual prefeito de Goiatins assumiu a gestão. Vinicius Donnover Gomes foi eleito em 2012.