A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25/9) a Operação Terabyte, que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. A operação também conta com a participação das unidades das Polícias Civis dos estados.
51 PESSOAS JÁ FORAM PRESAS
Os mandados estão sendo cumpridos em todas as unidades da federação, e até a última atualização desta reportagem, 56 pessoas haviam sido detidas. No Distrito Federal, um homem de 59 anos foi preso com mais de 20 mil arquivos contendo material pornográfico infantil em seu computador. Durante as investigações, a PF contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
HOMEM PRESO EM FLAGRANTE NO PIAUÍ
No Piauí, segundo a Polícia Federal, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cocal e Bom Princípio, e realizada a prisão em flagrante de um homem em razão do armazenamento de mídias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. A PF acrescentou que não há relação entre os dois investigados.
OBJETIVO DA OPERAÇÃO
A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus estados, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da
dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas.
ALERTA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS
Segundo a corporação, entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes. A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos, tanto na internet quanto fora dela.