Durante uma mega operação para prender motoristas alcoolizados ocorrida sábado (11) na Cidade do México, a polícia da capital mexicana foi surpreendida por uma denúncia pouco comum.
Enquanto fiscalizavam diversos carros em uma avenida da cidade, um automóvel chamou a atenção dos guardas devido a uma voz que dizia: "Está borracho! Está borracho!" (Está bêbado! Está bêbado!, em tradução livre).
Inicialmente, os policiais pararam o veículo de Guillermo Yamil Reyes, de 49 anos, acreditando que algum passageiro do veículo estava gritando. Entretanto, quando se aproximaram perceberam que a denúncia de que o motorista estava bêbado vinha de uma gaiola.
O dedo-duro era um periquito falante, mesmo assim, as autoridades levaram a sério a denúncia do pequeno animal. Assim, Guillermo Yamil Reyes foi obrigado a fazer o teste do bafômetro que confirmou o alto nível de álcool no sangue. A polícia não hesitou e prendeu o motorista alcoolizado imediatamente.
O homem ainda tentou evitar a prisão dizendo que se fosse separado do mascote, ambos morreriam de tristeza. A vigilância de animais foi chamado ao local e ficou encarregada de cuidar do periquito enquanto o dono passará um tempo na prisão.
De acordo com a polícia, outras 120 pessoas foram presas durante a operação na Cidade do México.