País proíbe TikTok por um ano após assassinato de adolescente

Medida bloqueia o aplicativo para todos os usuários no país e faz parte de um plano do governo para tornar as escolas mais seguras. Decisão acontece após adolescente ser morto por colega após discussão nas redes sociais, segundo a imprensa local

Albânia proíbe TikTok por um ano após morte de adolescente | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Albânia anunciou neste sábado (21) que vai proibir o TikTok por um ano no país após o assassinato de um adolescente em novembro ter levantado debates sobre a influência das mídias sociais na vida das crianças.  

A proibição, que é parte de um plano mais amplo para tornar as escolas mais seguras nesse país europeu, entrará em vigor no início de 2025, segundo o primeiro-ministro, Edi Rama. Ele participou de uma reunião com grupos de pais e professores da Albânia. 

"Por um ano, fecharemos completamente para todos. Não haverá TikTok na Albânia", anunciou.

A decisão ocorre após um estudante de 14 anos ter sido esfaqueado até a morte por um colega, em novembro. A imprensa local noticiou que o incidente foi reflexo de discussões entre eles nas redes sociais.   

Foram publicados vídeos de menores apoiando o homicídio no TikTok.  

"O problema hoje não são nossos filhos, o problema hoje somos nós, o problema hoje é nossa sociedade, o problema hoje é o TikTok e todos os outros que estão fazendo nossos filhos de reféns", disse Rama. 

Rama culpou as mídias sociais -- e o TikTok em particular -- por alimentar a violência entre os jovens dentro e fora da escola.   O TikTok não comentou sobre a decisão.   

Diversos países europeus -- incluindo França, Alemanha e Bélgica -- impuseram restrições ao uso de mídias sociais por crianças.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES