Um paciente de 19 anos retornou armado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ameaçou um médico após ter o pedido de atestado negado, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso ocorreu por volta das 6h desta quarta-feira (28), na UPA do bairro da Barra.
De acordo com a Polícia Militar, o jovem havia sido atendido anteriormente na unidade, onde recebeu prescrição de medicamento, mas sem indicação para afastamento médico, já que não apresentava queixa grave de saúde. Inconformado com a negativa, ele se alterou e deixou o local.
Retorno armado
Após sair da unidade, o paciente voltou armado e tentou entrar novamente na UPA, mas foi impedido pelo vigilante. Em seguida, fugiu antes da chegada da polícia. A Polícia Militar foi acionada, identificou o suspeito e realizou buscas na região, porém ele não foi localizado.Um boletim de ocorrência foi registrado.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde lamentou o ocorrido e informou que novas medidas de segurança devem ser adotadas para reforçar a proteção dos profissionais da rede municipal. A pasta também afirmou que está prestando suporte e acolhimento à equipe que atua na UPA da Barra.
Segundo a secretaria, as unidades de saúde do município contam com câmeras de monitoramento internas e externas, além de guarda patrimonial e vigias.