Na tarde de domingo, dia 31 de julho, pelo menos nove detentos da Penitenciária Regional Luís Gonzaga Rebelo, em Esperantina, a cerca de 188 km de Teresina, tentaram fugir e foram impedidos por agentes penitenciários que estavam de plantão. Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), falou sobre esta que já é a sétima tentativa só este ano.
"O fato ocorreu por volta das 14h de ontem, domingo. Os agentes penitenciários ouviram barulho dos detentos que ainda começaram a serrar as barras da grade e foram imobilizados logo em seguida. Temos informações de que foram nove, mas todos foram interceptados", afirmou.
Ainda segundo o vice-presidente, os presos estavam no setor de triagem durante realização de visita familiar quando tentaram empreender fuga. Os detentos foram identificados como: Francisco Ismael Gomes responde por homicídio e está condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado; Cleiton dos Santos responde pelos crimes de homicídio trafico de drogas.
Marcio Brito Silva é preso provisório da cidade de Joaquim Pires e responde pelo crime de roubo; Maurício Barros da Silva responde pelo crime de homicidio; Caio Oliveira da Silva responde pelo crime de roubo; Antonio de Sousa Silva que responde pelo crime de trafico de drogas; Lê Anderson do Nascimento Lima responde pelo crime de roubo e Edson Rodrigues da Silva, que é preso provisório da comarca de Teresina e responde pelo crime de trafico de drogas.