A agricultora Neurice Torres, de 53 anos, foi encontrada morta neste domingo (11). O crime teria acontecido durante a madrugada, na própria residência, na região Norte de Goiás.
Uma integrante de movimentos de luta pela terra da região disse em comunicado distribuído pelo WhatsApp que a vítima foi encontrada seminua e com a cabeça afundada em uma caixa d’água. A Polícia Militar esteve no local e a Polícia Civil está investigando o homicídio.
Neurice, mais conhecida como Dona Neura, era muito conhecida na região e a sua morte causou muita comoção entre os moradores de assentamentos. Ela deixou filhos e teria se separado do marido.
VÍTIMA DE CRIME
Em nota, a Pastoral da Terra escreveu uma nota em que manifestou dor e indignação pela perda de Neura para o machismo. A entidade ainda disse que a agricultora foi vítima de feminicídio. A nota ainda lembra que no último sábado, a agricultora participou da Festa do Cerrado, onde mostrou seu trabalho com alegria.
“Nossa companheira Neura do MST, da CPT e do Assentamento Dom Roriz se Encantou e virou semente que germina e produzirá frutos contra a injustiça machista, contra as relações de posse e pela liberdade das mulheres”, diz trecho da nota.
FEMINICÍDIO NO BRASIL
Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022. No primeiro semestre de 2022, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres.