Exclusivo Mistério e impunidade: Os 5 crimes que não foram solucionados até hoje - 1 - Assassinato e tortura da garota Araceli

Apenas 8% dos assassinatos ocorridos no Brasil são esclarecidos. O Meio News fez um levantamento dos 5 crimes que ainda permanecem um mistério. - 1 - Assassinato e tortura da garota Araceli

Slide 2 de 6

1 - Assassinato e tortura da garota Araceli

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No dia 18 de maio de 1973, um eletricista espanhol notou que sua filha de 8 anos não tinha voltado para casa. Desesperado, o morador da cidade de Serra, situada no estado do Espírito Santo, distribuiu fotos de sua filha, Araceli Cabrera Crespo, para os jornais locais, com objetivo de descobrir se alguém havia visto sua filha.

Seis dias depois, a busca terminou. O corpo de Araceli foi encontrado atrás do hospital infantil de Vitória, capital do estado. A vítima foi raptada, estuprada, assassinada e carbonizada. O corpo dela estava todo corroído com ácido. Segundo a perícia, a garota sofreu traumas enquanto estava viva e depois foi sedada.

O promotor do caso, Wolmar Bermudes, acusou a família Michelini de ter cometido o crime: Dante Filho e Helal pelos abusos e homicídio, enquanto o pai deles, Dante Michelini, por ter permitido o cárcere da garota. Os três foram condenados pelo juiz de primeira instância, mas, ao recorrerem da decisão, foram absolvidos pelas instâncias superiores. 

A absolvição ocorreu porque não haviam provas materiais do crime. A condenação havia sido feita através de testemunhas e possibilidades circunstanciais, de acordo com o juiz Hilton Silly, o juiz de primeira instância que os condenou.

O juiz levou 5 anos para estudar o caso e redigiu uma sentença final de 700 páginas, afirmando não haver provas concretas contra os três. Mesmo inocentados, parte do povo capixaba permaneceu indignada com os três acusados durante anos.

Protestos foram feitos para alterar o nome da rua “Dante Michelini”, de Vitória. O nome da rua é uma homenagem ao pai de Dante, o suposto carcereiro, e avô de ‘Dantinho’, o suposto assassino.

Em 2013, após o caso de Araceli completar 40 anos, alguns manifestantes da cidade do Espírito Santo mobilizaram-se para alterar o nome da rua. Adesivos com o nome da garota foram colados nas placas da rua Dante Michelini.

CASO MOTIVOU A CRIAÇÃO DO DIA D DE COMBATE AO ABUSO INFANTIL

O caso da garota Araceli incentivou o Governo Federal a implementar o dia nacional de combate ao abuso sexual contra crianças. A data foi fixada no dia 18 de maio, quando Araceli foi raptada.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES