Um jovem identificado pelas iniciais F.N, 17 anos, foi detido pelo Ronda Cidadão da Policia Militar após tentar comprar lanche com dinheiro falso na cidade de Parnaíba.
Segundo informações de populares o jovem apresentou uma nota falsa de R$ 10,00 reais para comprar um salgado no valor inferior a um real e logo saiu do comercio.
A proprietária do comercio notou que a nota era falsa, mandou seu neto seguir o jovem que passou a nota sem valor e acionou a policia, que após buscas conseguiu localizar o menor próximo ao local da ocorrência. Com ele os policiais encontraram mais uma nota falsa de R$ 10,00, acredita-se que o mesmo já vinha praticando o crime há algum tempo.
A guarnição do Ronda Cidadão conduziu o menor até a delegacia da Policia Federal na Avenida São Sebastião por ser um crime federal, contudo, policiais federais informaram que neste caso a ocorrência não poderia ser realizada por eles, já que não foi caracterizado uma falsificação, tendo em vista que a cédula não tinha marca d?água, fita e nem foi produzida com papel moeda, sendo interpretado pelos policiais como crime de estelionato.
O caso foi levado a central de flagrantes da Policia Civil.
Estelionato:
De conformidade com o Código Penal brasileiro o estelionato é capitulado como crime econômico (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento." (Fonte do texto final Wikipédia)