
Uma menina de 8 anos morreu após inalar desodorante aerossol no Distrito Federal. O óbito foi registrado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), e a Polícia Civil foi acionada neste domingo (13) para registrar a ocorrência e encaminhar o corpo para necropsia.
A 15ª Delegacia de Polícia investiga o caso, e um inquérito será aberto, segundo o delegado Ataliba Neto. De acordo com uma tia, Sarah teria participado de um desafio da internet que incentiva crianças a inalar spray por longos períodos, proposto por youtubers e amplamente visualizado nas redes.
O perigo dos desafios online
O chamado "desafio do desodorante" é extremamente perigoso devido ao alto teor de etanol presente nesse tipo de produto, alerta Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança da USP.
Segundo especialistas, o aerossol — formado por partículas sólidas e líquidas liberadas com gás — pode causar sérios danos à saúde quando inalado. A substância atinge rapidamente os brônquios e compromete a oxigenação do organismo.