Uma menina de 6 anos foi resgatada nesta quinta-feira (4) de uma situação de cárcere privado no bairro Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba (SP). Os pais da criança, uma mulher de 45 anos e um homem de 54, foram presos em flagrante e levados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Segundo a Polícia Civil, a menina vivia em total isolamento: nunca frequentou a escola, não tinha registro de vacinação ou atendimento médico e não mantinha qualquer contato com o mundo externo. Ainda conforme as investigações, a criança não se alimentava com comida sólida, não tinha o cabelo lavado e apresentava sinais de apatia. Ao ser retirada da residência, ficou “deslumbrada com o mundo”, de acordo com os agentes.
O resgate aconteceu após uma denúncia anônima. A vítima foi encaminhada ao Conselho Tutelar, acolhida em um abrigo e submetida a exames médicos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Os policiais também apreenderam os celulares dos suspeitos.
Durante a operação, a delegada Renata Zanin explicou que a mãe parecia não compreender a gravidade da situação.
“Ela não consegue entender a gravidade de ter deixado a criança sem escola, sem saúde, sem convívio na sociedade, nessa situação de cárcere”, afirmou.
A prisão temporária do casal foi solicitada e eles devem passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (5).