Uma menina identificada como Alícia Valentina, de 11 anos, morreu após ser agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A morte cerebral foi confirmada na noite de sábado (6). Desde quarta-feira (3), dia da agressão, ela estava internada no Hospital da Restauração, no Recife, devido à gravidade das lesões.
De acordo com a família, logo após a agressão, Alícia foi levada pela escola a um hospital local, por causa de um sangramento no nariz. Ela recebeu atendimento e foi liberada. Em casa, porém, voltou a ter sangramento, dessa vez pelo ouvido. A menina foi novamente atendida em um posto de saúde e liberada, mas o quadro se agravou com vômitos de sangue. Depois, foi transferida para hospitais em Salgueiro e, posteriormente, no Recife, onde não resistiu.
Em nota, a escola informou que prestou socorro imediato, encaminhou a aluna ao hospital e acionou o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação, que acompanham o caso.
A prefeitura de Belém do São Francisco declarou que ofereceu apoio desde o início às famílias envolvidas, com assistência médica, psicológica e social. “O episódio está sendo apurado para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas de forma responsável e transparente”, afirmou a gestão municipal.
A Polícia Civil de Pernambuco confirmou que abriu inquérito para investigar o caso, mas não divulgou detalhes para preservar as diligências e a identidade dos menores envolvidos. O corpo de Alícia Valentina será sepultado nesta segunda-feira (8), em Belém do São Francisco.