O delegado geral James Guerra fez uma avaliação dos trabalhos da Polícia Civil e considerou como positiva a Segurança Pública do Piauí, levando em conta o número de enfrentamentos ocorridos em 2013. Como pendência para 2014, o delegado mencionou o caso do assalto à Agência do Banco do Brasil, que culminou na morte do gerente Ademiston Rodrigues.
?A Polícia Civil tem que dar soluções daqueles casos que são rotineiros como o enfrentamento às drogas, e os casos de maior repercussão que a mídia exige e que são de maior notoriedade?. Em relação ao caso do gerente do Banco do Brasil de Miguel Alves, o delegado assegura que os últimos laudos estão sendo confeccionados e que em janeiro o caso estará sendo concluído.
Os números, segundo James Guerra, apontam para mais de 400 traficantes presos somente pela Delegacia de Entorpecentes em Teresina. ?São traficantes proprietários de pontos de drogas?. Quanto à apreensão de drogas foram mais de 5 toneladas somente em 2013, segundo James, uma quantidade dez vezes maior que em 2012.
A produção de inquéritos no Estado subiu consideravelmente em 2013. ?Nós conseguimos evoluir muito no interior. Isso é fruto do processo de interiorização. Os inquéritos, que no ano passado chegaram a mais de 8 mil, em 2013 ultrapassaram a margem dos 11,5 mil, um aumento de quase 30% na quantidade de inquéritos feitos, o equivalente a 1000 inquéritos por mês feitos pela Polícia Civil e encaminhado para o estado.
Em todo o Piauí as prisões subiram de 4.600 para 6542, só em 2013, ?um número que representa duas vezes a capacidade da capacidade do sistema penitenciário?, encerra.