SEÇÕES

Influenciador morre durante live e acende alerta sobre violência nas redes

Raphaël Graven, de 46 anos, morreu durante uma live transmitida na plataforma Kick. O vídeo, que mostra o influenciador inconsciente na cama, foi amplamente compartilhado

Influenciador Jean Pormanove, que morreu durante uma transmissão ao vivo na França | Foto: X/@JeanPormanove
Siga-nos no

O Ministério Público de Nice abriu inquérito sobre a morte de Raphaël Graven (46), conhecido como “Jean Pormanove/JP”, durante transmissão online na Kick na madrugada de segunda (18). O streamer aparecia em vídeos com violência e humilhações, junto aos parceiros “Narutovie” e “Safine”. O vídeo da morte, transmitido ao vivo, foi amplamente compartilhado.

No vídeo, o influenciador Raphaël Graven aparece inconsciente em uma cama, enquanto dois homens interagem e um deles lança uma garrafa plástica. O Ministério Público informou que a morte ocorreu em um espaço alugado para sessões ao vivo de videogame.

As investigações apuram violência coletiva contra pessoas vulneráveis e a divulgação de imagens ligadas a crimes de integridade pessoal. Na Kick, plataforma de moderação flexível, os vídeos foram vistos por milhares; a conta de Jean Pormanove tinha mais de 500 mil inscritos.

Responsabilidade das plataformas

A ministra de IA e Tecnologia Digital da França, Clara Chappaz, classificou a morte como “horror absoluto” e apresentou denúncia ao Pharos, serviço de combate à violência online

Também entrei em contato com os responsáveis pela plataforma para obter explicações. A responsabilidade das plataformas digitais pela disseminação de conteúdo ilegal não é opcional; é lei, afirmou. 

A plataforma Kick afirmou que não dará informações por causa da política de privacidade. Em seus termos de uso, destaca que proíbe conteúdo que retrate ou incite violência hedionda.  

Tópicos
Carregue mais
Veja Também