O Ministério Público de Nice abriu inquérito sobre a morte de Raphaël Graven (46), conhecido como “Jean Pormanove/JP”, durante transmissão online na Kick na madrugada de segunda (18). O streamer aparecia em vídeos com violência e humilhações, junto aos parceiros “Narutovie” e “Safine”. O vídeo da morte, transmitido ao vivo, foi amplamente compartilhado.
No vídeo, o influenciador Raphaël Graven aparece inconsciente em uma cama, enquanto dois homens interagem e um deles lança uma garrafa plástica. O Ministério Público informou que a morte ocorreu em um espaço alugado para sessões ao vivo de videogame.
As investigações apuram violência coletiva contra pessoas vulneráveis e a divulgação de imagens ligadas a crimes de integridade pessoal. Na Kick, plataforma de moderação flexível, os vídeos foram vistos por milhares; a conta de Jean Pormanove tinha mais de 500 mil inscritos.
Responsabilidade das plataformas
A ministra de IA e Tecnologia Digital da França, Clara Chappaz, classificou a morte como “horror absoluto” e apresentou denúncia ao Pharos, serviço de combate à violência online.
Também entrei em contato com os responsáveis pela plataforma para obter explicações. A responsabilidade das plataformas digitais pela disseminação de conteúdo ilegal não é opcional; é lei, afirmou.
A plataforma Kick afirmou que não dará informações por causa da política de privacidade. Em seus termos de uso, destaca que proíbe conteúdo que retrate ou incite violência hedionda.