Um homem de 55 anos morreu após ser atingido por uma barra de supino durante um treino em uma academia de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu na segunda-feira (1º) e foi registrado por uma câmera de segurança do local. A vítima foi identificada como Ronald José Salvador Montenegro, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Ronald foi atingido no tórax pelo equipamento enquanto realizava o exercício de supino reto com barra livre. Ele foi levado por funcionários da academia à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Doce, mas morreu após dar entrada na unidade de saúde.
O enterro de Ronald Montenegro está marcado para esta quarta-feira (3), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Imagens mostram momento do acidente
As imagens de segurança mostram o momento em que Ronald executava o exercício sozinho, sem acompanhamento próximo. Em determinado momento, a barra escapa de suas mãos e cai sobre o peito. Mesmo após o impacto, ele ainda consegue se levantar, mas cai no chão segundos depois.
VEJA O VÍDEO:
Família relata falta de estrutura de socorro
Um parente de Ronald afirmou que a família buscou informações junto à academia sobre como foi feito o atendimento no local, mas recebeu a orientação de que somente o laudo da necropsia poderá esclarecer a causa exata da morte.
"Eu só vou poder dizer quando a gente tiver o laudo da necropsia porque os personais que estavam na academia, que levaram ele para a UPA, estavam desesperados, como se ele já tivesse falecido", disse.
A família também afirmou que não havia estrutura adequada de primeiros socorros na academia, segundo relato.
“Não tinha bombeiro, não tinha posto médico dentro da academia, não tinha nada, totalmente "ao léu". (…) Eles precisam fazer alguma coisa, porque as pessoas não podem morrer assim. Está na academia e sabe fazer um treino, mas não tem acompanhamento”, afirmou.
O que diz a academia
Em nota enviada à imprensa, a RW Academia informou que se solidariza com a família e classificou o ocorrido como um acidente. A empresa disse que a equipe prestou atendimento imediato e acionou socorro especializado.
A academia também afirmou que:
É regularmente registrada no Conselho Regional de Educação Física;
Realiza treinamentos periódicos de primeiros socorros com a equipe;
Possui professores formados para atender os alunos em todos os horários.
Quem era Ronald Montenegro
Pai de dois filhos, Milena e Ronald Montenegro, de 26 e 18 anos, Ronald era presidente do Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda e tinha forte atuação na cultura popular pernambucana.
Em nota, o centro cultural lamentou a morte.
“Perdemos não apenas um líder, mas um amigo, um criador, um defensor apaixonado pela cultura popular e um dos grandes responsáveis por manter viva a tradição dos bonecos gigantes que encantam Olinda e o mundo”, diz o comunicado.
A agremiação Homem da Meia-Noite também prestou homenagem.
“Um grande apaixonado pelo Homem da Meia-Noite e pela cultura. Mais que parte da nossa equipe, Ronald era um amigo, um parceiro de caminhada, alguém que dedicou tempo, energia e amor para que o nosso desfile brilhasse como o povo merece”, afirmou.