O estivador José Neto, 46 anos, foi assassinado com tiro na cabeça, por volta das 16 horas desta sexta-feira (12), dentro de um ônibus da empresa Transcol, ao reagir com uma chave de fenda a um assalto, no Parque Eliene, região da Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina. A vítima voltava do trabalho para casa. O coletivo, de placas NIF-6548, faz a linha Centro -Teresina Sul, via Irmã Dulce.
O delegado de homicídio, Francisco Costa, o Bareta. disse que a vítima entrou no ônibus na parada do Clube dos Cem, no Parque Piauí. Algum tempo depois no itinerário, dois jovens também entraram no coletivo e em seguida anunciaram o assalto, a vítima reagiu e foi atingido com um tiro. O corpo ficou estendido no piso do ônibus.
A mulher de José Neto, Irene Costa, disse que o marido estava voltando do trabalho no Parque Piauí para casa no Parque Eliane. “Ele fazia este trajeto todo os dias”, declarou Irene, acompanhada de dois filhos do casal.
O cobrador do ônibus, Ranilson Araujo, declarou que os dois assaltantes estavam armados de revólver e usavam tornozeiras eletrônicas.
Os policiais militares do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foram acionados e em ação rápida conseguiram localizar um dos acusados de praticar o crime na região da Vila São José. O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes.
Os agentes da Delegacia de Homicídios e do Instituto de Criminalística também estiveram no local e realizaram perícia na cena do crime. O corpo foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML).