A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou um áudio que pode ser o registro do momento exato da implosão do submersível Titan, que deixou cinco mortos em junho de 2023. A gravação, de 24 segundos, foi captada a cerca de 1.450 km do local do acidente. O dispositivo responsável pelo registro foi um gravador acústico da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica).
RELEMBRE O CASO:
- O submarino desapareceu em 18 de junho;
- No dia 22 de junho, a OceanGate confirmou a morte dos tripulantes que estavam a bordo da embarcação;
- Na embarcação estavam Hamish Harding, Shahzada e Suleman Dawood, Paul-Henry Nargeolet e Stockton Rush;
- O submersível implodiu a quase 4.000 metros de profundidade a caminho dos destroços do Titanic.
ÁUDIO DA IMPLOSÃO
Segundo a Guarda Costeira, o som corresponde à "assinatura acústica" da implosão. Os investigadores acreditam que o desastre foi causado por falhas estruturais não submersíveis, que utilizaram materiais não convencionais para mergulhos profundos.
Em setembro de 2023, a Guarda Costeira divulgou imagens dos destroços do submersível, mostrando partes da cabine e do casco espalhadas no fundo do oceano. Além disso, restos humanos também foram encontrados.
O casco recuperado indica que o material tinha "anomalias", ou seja, foram descobertas falhas como “ondulações e rugas dentro das camadas do casco” e buracos na fibra da carcaça do Titan.
O pedaço recuperado também mostrou "características consistentes com danos por fricção em uma das juntas adesivas".