Na noite de quinta-feira (12), 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, fugiram após uma invasão armada ao local. O ataque envolveu troca de tiros com os seguranças, mas até a manhã de sexta-feira (13), nenhum dos presos havia sido recapturado.
Conforme a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), o ocorrido foi por volta das 23h, quando os suspeitos abriram duas celas. A invasão teria sido realizada por oito homens, com o objetivo de resgatar Edinaldo Pereira Souza, conhecido como ‘Dada’, chefe da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e outros 15 detentos, todos membros da mesma organização.
Os presos cumpriam penas por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e homicídios qualificados.
COMO FOI A INVASÃO
Os invasores dispararam contra as muralhas e torres de vigilância, cortaram a cerca com um alicate e acessaram uma torre próxima ao canil. No pavilhão B, os detentos usaram uma corda artesanal para escapar pelo alambrado. Durante a ação, um cão de guarda foi morto, e os criminosos deixaram um fuzil calibre 5.56, sem numeração, e dois carregadores com 57 cartuchos intactos.
Veja abaixo os nomes dos internos que fugiram do presídio:
- Ednaldo Pereira Souza;
- Sirlon Risério Dias Silva;
- Mateus de Amaral Oliveira;
- Geifson de Jesus Souza;
- Anderson de Oliveira Lima;
- Altieri Amaral de Araújo;
- Anailton Souza Santos;
- Fernandes Pereira Queiroz;
- Giliard da Silva Moura;
- Rubens Lourenço dos Santos;
- Valtinei dos Santos Lima;
- Romildo Pereira dos Santos;
- Thiago Almeida Ribeiro;
- Idário Silva Dias;
- Isaac Silva Ferreira;
- William Ferreira Miranda.