Uma jovem de 18 anos foi presa em Manaus, na segunda-feira (28), suspeita de extorsão. Ela usou um perfil falso no Facebook para praticar o crim se passando por um homem e iniciou um relacionamento com a vítima, de 19 anos.
De acordo com a Polícia Civil, a suspeita passou a exigir dinheiro para não publicar "nudes" da jovem após o fim do namoro virtual. Pelo menos R$ 8 mil foram extorquidos.
A suspeita e a vítima se conheceram em um curso técnico em 2014. No mesmo ano, ela criou o perfil falso, com o pseudônimo Gustavo Ribeiro, para se aproximar da jovem. Desde então "os dois" mantinham um relacionamento à distância, segundo conta o delegado do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Guilherme Torres.
"A autora pegou imagens de um rapaz na internet e começou a mandar mensagens para a vítima, dizendo sempre que ele era amigo da suspeita. A vítima se apaixonou por Gustavo, que na verdade nunca existiu. Em determinado momento, a autora começou a solicitar fotos íntimas da vítima. Ela enviou e, com o fim da relação, o "Gustavo" começou a ameaçar a vítima dizendo que queria dinheiro para não publicar as fotos", explicou Torres.
Desde então, a vítima passou a fazer depósitos regulares ao suposto ex-namorado. "A infratora, se passando por Gustavo, dizia para a vítima deixar o dinheiro na casa da amiga (suspeita), que ela então mandaria para ele. A vítima entregava cerca de R$ 500 por mês à suspeita, mas começou a desconfiar da farsa quando 'Gustavo' pediu para ela entregar o celular novo dela, que só a autora teria visto", disse o delegado.
A vítima foi à delegacia registrar um Boletim de Ocorrência. A suspeita foi presa na tarde de segunda (28), no momento em que receberia o dinheiro e o celular da vítima.
"As mensagens trocadas entre eles estavam todas no celular da suspeita. Ainda não é possível dizer se ela criou tudo isso já com o fim de extorquir ou se ela realmente viveu aquilo de forma amorosa", completou Guilherme Torres.
A jovem foi encaminhada ao 8º DIP para os procedimentos legais. Ela foi indiciada pelo crime de extorsão. Ao término dos procedimentos na unidade, ela será conduzida à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoal, no Centro de Manaus.