Um homem de 38 anos foi preso em Araguari, no Triângulo Mineiro, suspeito de furtar pedras de fel bovino, conhecidas como cálculos biliares. A prisão ocorreu na última sexta-feira (22), depois que ele foi flagrado por colegas de trabalho tentando descartar parte do material.
De acordo com a Polícia Militar, uma das pedras pesava 87 gramas e foi avaliada em cerca de R$ 78 mil. O valor de mercado pode chegar a R$ 900 por grama. Outras pedras também foram encontradas escondidas nos pertences do funcionário.
A polícia informou ainda que mensagens e imagens apreendidas indicam que o crime já vinha acontecendo em outras ocasiões, com a venda das pedras para receptadores da região. O homem foi levado para a delegacia da Polícia Civil, onde segue à disposição da Justiça. O material apreendido foi devolvido ao frigorífico.
Por que essas pedras valem tanto?
Os cálculos biliares de boi se formam na vesícula de alguns animais, geralmente mais velhos, durante o processo de abate. Por serem raros, chamam a atenção do mercado asiático, onde são usados na medicina tradicional para tratar convulsões, febres e outros problemas de saúde.
O preço varia conforme o tamanho, a cor, o formato e o estado de conservação. A maioria dos cálculos pesa menos de um grama, o que torna pedras grandes e bem preservadas ainda mais valiosas.