Filho de piloto passou informações sobre avião de médico para criminosos

O delegado informou que Mykhell Make Abreu era uma pessoa de confiança do médico, tanto que ele foi junto com o pai buscar a aeronave no Mato Grosso.

Filho de piloto | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Investigações da Polícia Civil do Piauí apontam que o filho do piloto do avião do médico Jacinto Lay Chaves, um homem identificado como Mykhell Make Abreu Pereira, foi um dos principais responsáveis por conceder informações privilegiadas para o roubo do monomotor no Clube Ultraleve do Piauí (CULP), localizado na zona leste de Teresina.

Na manhã desta quinta-feira (16), Mykhell Make e outras 16 pessoas foram presas durante a operação Cessna da Polícia Civil do Piauí por suspeita de participação no roubo do ultraleve no dia 14 de janeiro deste ano. A aeronave seria usada para tráfico internacional de drogas.

Mykhell Make Abreu Pereira é apontado como quem passou as informações para os criminosos - Foto: Reprodução

Segundo o delegado Charles Pessoa, responsável pelo Draco, não foi identificado nenhum envolvimento do piloto no crime. "O foco foi o filho do piloto, o piloto nós não identificamos nenhum envolvimento com o crime, mas infelizmente identificamos o filho e a esposa do filho, a nora desse piloto. Eles dois, principalmente ele, foi o principal responsável por repassar todas essas informações. Nós identificamos inclusive na investigação que a princípio a aeronave que seria roubada não seria essa daqui de Teresina, seria uma aeronave de Alagoas, mas como eles conseguiram cooptar essas pessoas inclusive o filho que tinha essas informações privilegiadas, eles mudaram de ideia e decidiram cometer esse crime aqui em Teresina", declarou.

O delegado informou ainda que Mykhell Make Abreu era uma pessoa de confiança do médico e de seus familiares, e chegou a ir junto com o pai buscar a aeronave no Mato Grosso. No organograma elaborado pela polícia, Mykhell aparece como responsável por compartilhar informações privilegiadas sobre a rotina do Clube Ultraleve do Piauí (CULP)sobre as condições de aeronavegabilidade do avião para os demais criminosos.

"Ele era essa pessoa do convívio familiar, inclusive, ele foi junto com o pai buscar a aeronave lá no Mato Grosso, o que foi arcado pelo próprio empresário, só para monstrar a ligação que ele tinha. Ele já tinha feito curso para pilotar, eu não tenho a informação se ele teria ou não habilitação", disse Charles Pessoa.

O delegado geral da Polícia Civil, Lucy Keyko, revelou que o grupo criminoso tinha ligação com membros do narcotráfico boliviano e que a aeronave tinha como principal destinação o tráfico internacional de drogas. "Conseguimos interceptar a ação de criminosos que iriam contribuir para o narcotráfico boliviano. Durante a investigação, conseguimos descobrir uma organização criminosa envolvida com roubo de carga no Piauí, Ceará e Maranhão e roubo de placas solares na região do Médio Parnaíba. Conseguimos prender 22 pessoas, incluindo indivíduos com extensa ficha criminal, a exemplo Demetrios Gomes, além da prisão relevante do filho do piloto. 

Lucy Keyko frisou que as investigações continuam para esclarecer a participação de todos os envolvidos no roubo.

Foto: Raissa Morais

OPERAÇÃO

Até agora, dos 22 mandados de prisão emitidos apenas 17 deles foram cumpridos. Além das ordens de prisão, também foram concedidos pela Justiça 31 mandados de busca e apreensão.

Em Teresina, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão. Os alvos da operação na capital são investigados pela execução do roubo, pelo uso de armas de fogo pesadas e por ter mantido o vigia e a família dele refém durante a ação criminosa.

No estado vizinho, Maranhão, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Delegado Charles Pessoa (Foto: Raissa Morais)

No estado do Pernambuco, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor do acusado de ter alugado o veículo utilizado na ação criminosa.

Em Mato Grosso, foi cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Apurou-se que a aeronave roubada teria como destino final a Bolívia. Frisa-se que aeronave foi recuperada no dia 22/01/2023 após fazer um pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a aproximadamente 80 km da zona urbana de Juara/MT.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES