Ex-executivos das Americanas são alvos de operação contra fraude de R$ 25 bi

A Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores destes ex-diretores que somam mais de meio bilhão de reais.

Avalie a matéria:
Ex-executivos das Americanas são alvos de operação da PF | Imagem: Duvulgação

Nesta quinta-feira (27), a Polícia Federal (PF) deu início à Operação Disclosure, que investiga fraudes nas Lojas Americanas, estimadas em R$ 25 bilhões. Agentes foram mobilizados para cumprir 2 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão contra ex-executivos do grupo. 

Segundo apuração, os procurados estão no exterior e seus nomes serão adicionados à lista de foragidos da Interpol. A 10ª Vara Federal Criminal também ordenou o bloqueio de bens dos ex-executivos, totalizando meio bilhão de reais.

QUAIS CRIMES FORAM IDENTIFICADOS?

A investigação identificou a prática de diversos crimes, incluindo manipulação de mercado, uso de informações privilegiadas (insider trading), formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Se condenados, os envolvidos poderão enfrentar penas de até 26 anos de prisão

PRISÕES E SEQUESTRO DE BENS

Aproximadamente 80 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nas residências dos ex-diretores das Americanas no Rio de Janeiro. A Justiça Federal determinou também o sequestro de bens e valores dos ex-diretores, totalizando mais de meio bilhão de reais.

PARTICIPAÇÕES NA OPERAÇÃO

A operação contou com a participação de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A atual administração do Grupo Americanas também colaborou, fornecendo informações da empresa.  

A expressão “disclosure” é muito utilizada no mercado financeiro e significa o ato de fornecer informações para todos os interessados na situação de uma companhia, que pode ser traduzido como o ato de dar transparência à situação econômica da empresa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES