SEÇÕES

Ex-CEO do Hurb é preso por furto de obras de arte em shopping de luxo

João Ricardo foi CEO da empresa Hurb (antigo Hotel Urbano), que atualmente enfrenta milhares de ações judiciais.

João Ricardo foi CEO da empresa Hurb (antigo Hotel Urbano) | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na sexta-feira (25), o empresário João Ricardo Rangel Mendes, de 44 anos, suspeito de furtar obras de arte de um hotel e de um escritório em um shopping de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. João Ricardo foi CEO da empresa Hurb (antigo Hotel Urbano), que atualmente enfrenta milhares de ações judiciais. Com informações da TV Globo.

COMO ACONTECEU

De acordo com a 16ª DP (Barra da Tijuca), a direção do shopping acionou a polícia após câmeras de segurança registrarem o furto de obras em um escritório de arquitetura. Durante a investigação, foi constatado que o mesmo homem também havia furtado peças de um hotel na mesma região.

As imagens de segurança identificaram o ex-executivo retirando um dos quadros do local. As peças furtadas estão avaliadas em cerca de R$ 28 mil.

trajetória manchada

João Ricardo liderou a Hurb até abril de 2023, quando deixou o cargo em meio a críticas pela condução da empresa, que enfrentava queixas de clientes por cancelamentos de viagens e problemas em hospedagens. Atualmente, a Hurb responde a milhares de processos judiciais, que somam cerca de R$ 4 milhões em indenizações.

Segundo a polícia, ao chegar à cobertura onde o empresário mora, em um condomínio de alto padrão, os agentes chamaram por ele. João Ricardo tentou fugir pelo terraço, mas foi encontrado e detido.

O delegado Nelson Nogueira informou que, ao ser preso, o empresário confessou os furtos, apresentando justificativas desconexas, como uma suposta dívida que terceiros teriam com ele, sem, no entanto, comprovar qualquer relação com os estabelecimentos alvo dos crimes.

Na residência, os policiais localizaram três esculturas de cerâmica e um dos quadros furtados. Outro quadro levado ainda não foi recuperado. A motocicleta usada nos furtos, que estava sem placa, também foi apreendida.

As obras recuperadas foram devolvidas aos proprietários. João Ricardo foi autuado em flagrante por furto e transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, onde aguardará audiência de custódia.

Crise na Hurb

Fundada em 2011, a Hurb se destacou no mercado de vendas de pacotes de viagens online, oferecendo promoções com "datas flexíveis". O modelo entrou em colapso em 2023, após o aumento nos preços de passagens e hospedagens no pós-pandemia, resultando em cancelamentos e adiamentos de pacotes.

Durante a crise, João Ricardo se envolveu em polêmicas, como ofensas a clientes em redes sociais e grupos de WhatsApp. Pressionado, deixou a liderança da empresa em abril de 2023.

Uma reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, revelou que a Hurb acumulava, à época, mais de 100 mil processos na Justiça, sendo mais de 12 mil apenas no Rio de Janeiro. O Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca chegou a arquivar cerca de 400 ações porque a empresa não cumpria as condenações.

Atualmente, a Hurb tem o registro cancelado no Ministério do Turismo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também