Cinco estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) registraram boletim ocorrência na noite desta sexta-feira, dia 30, no 12º Distrito Policial alegando terem sido agredidos por seguranças da reitoria da instituição. Eles fizeram ainda exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
A briga foi durante a entrega do título de Honoris Causa ao ex-governador Hugo Napoleão no Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco. O tumulto começou quando acadêmicos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) tentaram erguer faixas em protesto contra a homenagem a Hugo Napoleão.
"No congresso de estudantes foi decidido esse protesto em reação a entrega do título ao ex-governador que quando dirigiu o estado mandou invadir o campus com a tropa de choque e representa idéias do coronelismo, não sendo merecedor do maior título da Ufpi. Defendemos que essa homenagem seja feita a professores engajados no social, na pesquisa e extensão", disse Cássio Borges, coordenador de planejamento do DCE.
Segundo o coodenador a intenção era abrir uma faixa e fazer um ato pacífico. "A reitoria mandou seguranças impedir qualquer manifestação. Eles agiram com truculência, rasgando as faixas e agredindo estudantes", conta Cássio Borges.
"Nos dias de hoje não cabe mais um sistema anti-democrático e truculento para inrtimidação dos movimento sociais. É precisao resgatar a democracia interna da Ufpi. Ess registro de violência por parte da reitoria não vai resolver ou intimidar", completou Cássio Borges.
Mais de 100 pessoas participaram do movimento na UFPI.