Dois homens, de 23 e 53 anos, que não tiveram seus nomes divulgados pela Polícia Civil, foram presos em flagrante suspeitos pelo crime de tráfico de drogas nesta terça (16), na cidade de São Domingos do Azeitão, a cerca de 610 km de São Luís (MA).
Na residência da dupla, os policiais apreenderam 90 papelotes de maconha, 56 de crack e R$ 2.191, quantia proveniente da venda das drogas.
Segundo informações de familiares dos investigados, a dupla aliciavam crianças e adolescentes ao tráfico. As prisões foram realizadas pela “Operação Caminhos Seguros”, que visa o combate à corrupção de menores aliciados no tráfico de drogas, além de reprimir a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em todo o estado.
O TRABALHO INFANTIL NO TRÁFICO DE DROGAS
Apesar de ser considerado uma das piores formas de trabalho infantil, regulamentada por meio do Decreto nº 6.481/2008, a atuação de adolescentes no tráfico de drogas, em geral, não é considerada como trabalho infantil pela Justiça brasileira, e sim como crime.
Os adolescentes que trabalham no mercado varejista de drogas são considerados pela Justiça jovens em conflito com a lei e agentes de ato infracional, análogo ao crime de tráfico de drogas. Eles são sentenciados a cumprir medidas socioeducativas, em muitos casos de internação, e não recebem medidas protetivas, como é o caso de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.