O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) informou que a droga apreendida na ação realizada na manhã desta sexta-feira (03), em Teresina, está avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão. Os 9 quilos de pasta base de cocaína foram localizados durante cumprimentos de mandados de buscas realizados em diversas zonas da capital.
Em entrevista ao Meionorte.com, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Greco, explicou que um dos alvos era um integrante e líder de facção criminosa, identificado apenas por Leonardo, investigado pela prática de crimes de homicídios, roubos, tráfico de drogas.
Segundo delegado, além da cocaína, foi apreendido também uma grande quantidade de dinheiro e dois veículos, usados no transporte dos entorpecentes.
"Foram 4 buscas e apreensões em algumas zonas da capital e o nosso objetivo era fazer a apreensão desse material, desse entorpecentes e tínhamos a certeza que íamos fazer essa apreensão dessa droga. Apreendemos 2 veículos, uma grande quantidade em dinheiro, munições e o responsável por guardar e o titular desse entorpecente é o Leonardo, indivíduo de altíssima periculosidade, vulgo 'Leozinho', membro de uma facção criminosa. O nosso objetivo tem como resultado o enfrentamento direto dessas organizações criminosas, tirando de circulação uma grande quantidade de material; os veículos apreendidos são utilizados por esse grupo organizado para fazer o transporte e a distribuição do entorpecente.
O alvo não foi preso durante a operação, mas o Greco segue em buscas. “Não conseguimos efetuar a prisão do Leonardo. Ele tem mandados de prisão em aberto por homicídio no Maranhão, roubo no Piauí, membro de uma facção criminosa, na verdade, uma das lideranças, mas asseguramos que logo o Leonardo estará preso”, completa o delegado.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Maranhão e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Piauí.
“É importante ressaltar que essa ação do Greco, que realizamos na manhã de hoje, é atendendo a diretriz do nosso secretário, do nosso delegado geral, que é combater esses grupos organizados. Mais uma ação exitosa do Grupo de Repressão ao Crime Organizado e de forma integrada, dessa vez, com a Polícia Civil do Maranhão e o Grupamento Aéreo aqui da PM-PI”, finaliza.