Uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Maranhão e a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), realizou no início da tarde desta sexta-feira (29), a interdição de duas lojas de autopeças em Teresina.
Em entrevista ao Meionorte.com, o delegado Marcelo Dias, coordenador da Polinter, explicou que os alvos foram as lojas Adolfo Auto Peças 4x4, localizada na Avenida Maranhão, e a Adolfo Auto Peças do bairro Vermelha, na zona Sul de Teresina. Segundo ele, a interdição ocorre após a prisão do proprietário dos estabelecimentos, Adolfo Pablo Menescal Mourão, realizada ontem (28) em Timon.
“Ele foi preso ontem em Timon, no Maranhão e agora estamos fazendo a interdição das empresas, a da Vermelha e a da Avenida Maranhão. Ele responde por lavagem de dinheiro, organização criminosa, receptação de carros roubados e tráfico de drogas também. Ele é investigado há muito tempo. Foi instaurado o inquérito e a gente tinha pego no final do ano passado as provas na sucata dele, de carros roubados. Passamos para o Gaeco que já vinha com essa investigação e foi feito o pedido de prisão dele pelo Maranhão e saiu a decisão”, disse o delegado.
No final do mês de outubro do ano passado, a Polinter cumpriu os mandados nos estabelecimentos comerciais. Tais mandados foram expedidos pelo Juízo da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina após quatro meses de investigações que apontaram a existência de um esquema criminoso de desmanche de veículos roubados e posterior venda das peças em sucatas e lojas de autopeças nesta capital.
Na ocasião, foram apreendidos: nove carcaças de veículos roubados, 36 motores de veículos com restrição de roubo, dois veículos roubados (Land Rover e Hilux), vários comandos eletrônicos de veículos de origem suspeita e ferramentas utilizadas nos desmanches dos veículos e uma arma de fogo.
Na sucata Adolfo Auto Peças, localizada na Avenida Maranhão, a polícia encontrou 36 motores de veículos roubados e duas picapes roubadas que já estavam prontas para o desmanche.