Um forte temporal que atingiu Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, na madrugada deste domingo (12), resultou em mortes e desaparecimentos em várias áreas da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram confirmadas até o momento 9 mortes em Ipatinga e 1 em Santana do Paraíso, município a cerca de uma hora de distância. Além disso, uma pessoa segue desaparecida entre os escombros em Ipatinga.
OCORRÊNCIAS
Em um dos casos, cinco pessoas ficaram soterradas; quatro corpos foram encontrados, e uma pessoa continua desaparecida. Em outra ocorrência, os bombeiros localizaram um terceiro corpo. Em outras duas ocorrências, a corporação informou que moradores encontraram dois corpos, que ainda aguardam a liberação pela Polícia Civil.
Os bombeiros atenderam ocorrências de quedas de barreiras e instabilidade no solo. Segundo a prefeitura de Ipatinga, o temporal acumulou 80 mm de chuva em uma hora, provocando transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos.
ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
A cidade decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias e preparou o estádio Ipatingão para acolher os afetados. Ainda não há dados oficiais sobre desabrigados e desalojados.
Romeu Zema anuncia visita à região
Em vídeo nas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que visitará Ipatinga para acompanhar os trabalhos de assistência às vítimas, desabrigados e desalojados.
"Conversei com o prefeito Gustavo Nunes e coloquei o estado totalmente a disposição. No máximo até amanhã cedo, estarei lá. E fica aqui o meu pedido: nesse período de chuva, procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil."