A atitude de um menino de 12 anos surpreendeu a polícia no início da noite desta segunda-feira (11) em Marília (SP). Sozinho em casa, o garoto percebeu que um homem havia pulado o muro da casa e tentava entrar no imóvel pelo telhado.
Mesmo assustado, ele pegou o celular que estava em um quarto, se escondeu na sala e ligou para o 190 antes mesmo de chamar os pais. Pelo telefone, o menino passou as informações para os policiais, que conseguiram deter o criminoso.
Nesta terça-feira (12), a polícia divulgou trechos da ligação do menino para a PM. É possível perceber o tom de medo na voz do garoto, que quase chora durante a ligação e fala de modo ofegante:
Polícia Militar: "Polícia Militar, emergência"
Garoto: "Moça, por favor, tem um homem aqui tentando roubar minha casa"
PM: Quantos anos você tem?
Garoto: Eu tenho 12
PM: Você tá sozinho?
Garoto: Aham
PM: Tão tentando arrombar a porta da sua casa?
Garoto: Eles tão tentando arrombar, por favor, vem rápido
PM: Fica calmo, eu tô com você.
Garoto: tá, ok.
PM: Cadê sua mãe?
Garoto: Minha mãe saiu
PM: E o seu pai, também?
Garoto: Aham
PM: Ele entrou?
Garoto: Aham
PM: Ele já entrou na cozinha?
Garoto: Aham
Foi depois da ligação para a Polícia Militar que o garoto conseguiu evitar o assalto na casa dele. Após passar o endereço para a central da PM, os policiais chegaram rapidamente ao local do crime e pegaram o ladrão dentro da casa. Tudo graças à esperteza do menino, que se escondeu atrás da estante para ligar para a polícia, assim que viu o ladrão pular o muro de casa.
"Eu ouvi um barulho no telhado, como se alguma coisa tivesse entrando. Quando cheguei lá, tinha um cara tentado abrir a telha para entrar. Eu estava bem nervoso mesmo, quanto mais eu ia ouvindo o barulho dele, mais eu ia baixando a voz para ele não me ouvir", contou o garoto, que teve a identidade preservada a pedido dos pais.
Do outro lado da linha estava a soldado Cláudia. Foi ela quem conduziu a ocorrência ao mesmo tempo em que precisava acalmar o garoto. "Na hora a gente imagina o desespero de uma criança. A primeira coisa que pensei foi nas minhas filhas precisando do atendimento da Polícia Militar", diz.
Do momento em que a criança ligou para a central da PM até o instante em que a viatura chegou no local foram dois minutos. Além da inteligência do garoto para conduzir os policiais, a tecnologia também fez a diferença.
"Todas as viaturas possuem um terminal móvel de dados onde se faz a pesquisa de pessoas e veículos. Pelo posicionamento da viatura no mapa, a gente verificou que havia uma viatura próxima ao local, o que deu maior agilidade para a ocorrência", destaca o tenente da PM Rolando Gago.
O criminoso foi encaminhado à cadeia de Garça. A mochila, o notebook e o rádio que ele tentou roubar foram recuperados. Apesar do susto, o garoto encheu a mãe de orgulho. "Ele foi meu herói, ele é tudo para mim. Se fosse eu, não sei minha reação, mas a dele, por ter 12 anos, foi demais", afirma a mãe, que também preferiu não se identificar.
?Depois do susto, estou tranquilo agora que deu tudo certo?, finaliza o menino.