SEÇÕES

Lucas Padula

Acompanhe as notícias mais relevantes e principais acontecimentos de São Paulo

Lista de Colunas

PM da tropa de Choque morre após operação em São Paulo

Segundo informações, um outro agente também foi baleado e socorrido. Dois suspeitos foram mortos e outros dois presos

O sargento Vilodres foi baleado e morreu durante operação. Foto: Divulgação/Reprodução | O sargento Vilodres foi baleado e morreu durante operação. Foto: Divulgação/Reprodução

O sargento Vilodres foi baleado e morreu durante operação. Foto: Divulgação/Reprodução

Um policial militar identificado como Rafael Vilodres Correa, de 40 anos, morreu após ser baleado durante uma operação para prender criminosos peruanos, procurados por homicídios no Brasil e no Peru. Entre os procurados está Erick Moreno Hernandez, o "El Monstruo" , líder de uma facção que inclusive está na lista do Interpol. 

Segundo informações passadas pela comunicação da Polícia Militar ao titular desta coluna, policiais do 3º Batalhão de Choque foram acionados para cumprir mandados de prisão contra os criminosos, que foram expedidos pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), de Minas Gerais. 

Os agentes foram até um condomínio residencial, na Estrada do Marengo, em Suzano e ao chegarem foram recebidos a tiros pelos criminosos, o Sargento Vilodres, foi atingido e morreu no local. Um outro policial, identificado como Sargento Gracetti também foi baleado e socorrido pelo helicóptero águia até o Hospital das Clínicas em São Paulo, onde passa por tratamento. Veja o momento da troca de tiros:

Segundo a porta-voz da Polícia Militar, dois suspeitos foram mortos e outros dois foram presos. Segundo o comandante da Tropa de Choque, Valmor Racorti, “há fortes indícios” de que os mortos são El Monstruo e um comparsa. As investigações serão feitas, pois segundo a polícia, eles estavam com documentos falsos. O caso será investigado pelo 2º Distrito Policial de Suzano. 

QUEM É O POLICIAL MORTO NA AÇÃO?

A polícia militar confirmou a morte do Sargento Vilodres. Morador de Guarulhos, Rafael Vilodres Correa, de 40 anos, trabalhou por 22 anos na corporação, sendo pertencente atualmente ao 3º Batalhão de Polícia de Choque. Em nota, a corporação lamentou a morte do policial. 

“O Sgt PM Vilodres tinha 40 anos e, por 22 anos, prestou um serviço exemplar à Instituição. Ele deixa esposa, duas filhas, além de amigos e familiares que sentem intensamente sua partida. Neste momento de profunda dor, expressamos nossas condolências e agradecemos todo o empenho, esforço e dedicação que ele dedicou à Polícia Militar e à sociedade paulista”, disse a nota da PM. 

QUEM É EL MONSTRUO?

Erick Luis Moreno Hernandez, nasceu em 15 de março de 1991, na cidade de Ica, no Peru. Segundo os históricos, se tornou criminoso muito cedo, quando entrou para uma gangue dedicada a roubar carros. Depois, mudou de nicho, onde violava sepulturas de cemitério e as revendia para quem precisasse enterrar um parente. 

Segundo o jornal Peruano “Perú 21”, Erick chegou a trabalhar como mototaxista, mas foi denunciado por apropriação de mercadorias avaliadas em alto valores. Até quando ele chegou a liderança da facção criminosa “Los Injertos del Cone Norte. 

Erick Moreno o "El Monstruo", é considerado um bandido perigoso. Foto: Reprodução

Em 2020, El Monstruo foi notícia quando ordenou o sequestro de empresários, durante o resgate das vítimas, um membro da Divisão de Sequestro foi morto pelos criminosos comandados por Erick. Também foi responsável por sequestros com pedidos de resgates milionários. 

Em dezembro de 2023, El Monstruo foi incluído no Programa de Recompensas do Ministério do Interior do Peru. Eles estão oferecendo S/500.000 (Novo sol peruano, moeda do Peru), para quem dar informações sobre o paradeiro do criminoso. 

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também