Um foragido da Justiça do Piauí, condenado a 10 anos e 8 meses em regime fechado por estupro de vulnerável, foi preso logo após entrar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Tiradentes, na Zona Leste, na noite desta segunda-feira (12), e ser identificado pelas câmeras do Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da América Latina que, desde o início da sua operação, já possibilitou a prisão de 2.620 foragidos da Justiça.
Identificado como Airton Silva de Araújo, o criminoso foi reconhecido pelo sistema ao acompanhar um parente que buscava atendimento na UPA. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara de Crimes Contra a Dignidade Sexual e Vulneráveis do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) em novembro de 2024.
PERMANECE PRESO
Após a identificação, equipes da GCM da Inspetoria Regional Guaianases foram acionadas e realizaram a abordagem no local. O homem não ofereceu resistência, confirmou a existência do mandado judicial e foi conduzido ao 49º Distrito Policial, em São Mateus, onde permaneceu preso.
Smart Sampa
Com cerca de 40 mil câmeras distribuídas por todo o município, o Smart Sampa tem se consolidado como ferramenta estratégica no combate à criminalidade em São Paulo. O Smart Sampa já possibilitou a prisão de 3.650 criminosos em flagrante e a localização de 142 pessoas desaparecidas.