A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), em apoio à Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, deflagrou, nesta terça-feira (21), a Operação Código de Barras, com o objetivo de cumprir seis mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão, visando desmantelar uma organização criminosa responsável por aplicar golpes de estelionato em larga escala, que utilizava boletos bancários fraudulentos para enganar vítimas em todo o país.
INVESTIGAÇÃO
A organização criminosa era liderada a partir da cidade de Goiânia, onde se localizava sua célula central. Os criminosos atuavam de forma articulada, utilizando tecnologia avançada e estratégias elaboradas para falsificar boletos bancários e distribuí-los às vítimas, além de contar com uma grande rede de pessoas e contas bancárias para recebimento dos proveitos do crime.
SOBRE OS MANDADOS
As buscas foram expedidas para as residências (nas cidades de Goiânia, Iporá, Trindade, Itaguaru e Israelândia) de todas as pessoas que emprestaram contas bancárias para que o grupo criminoso pudesse receber os valores angariados com o golpe e os mandados de prisão para todos os criminosos que foram destinatários finais dos valores desviados das vítimas.
Além das prisões, os policiais civis apreenderam documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para aprofundar as investigações.