Uma Operação realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), resultou na apreensão de cinco jiboias e mais de 40 aves silvestres. Os animais serão devolvidos à natureza em Quixadá.
De acordo com os policiais que participaram das ações, os animais eram comercializados em feiras livres e nas estradas. O coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Messejana, Walber Feijó, informou que a partir de agora será feita medicação e tratamento das aves que estavam sendo mantidas em cativeiro.
"Eles chegam no centro de triagem, nós fazemos tratamento e colocamos em quarentena. Após a quarentena, esses animais são medicados e trabalhados diretamente para reintrodução à natureza", declarou.
Dentre os animais encontrados, destaque para o Periquito-da-Caatinga, que sofre grande pressão de caça, e será colocado em um ambiente diferenciado para adaptação. "Os demais terão soltura imediata, diretamente na natureza", acrescentou o fiscal.