
O governo federal lançou uma nova fase do programa Celular Seguro para reforçar o combate ao roubo e furto de celulares no país. Agora, dispositivos roubados ou furtados que forem ativados com uma nova linha telefônica receberão notificações do governo.
Com a atualização, será possível identificar esses aparelhos e enviará alertas via WhatsApp quando uma nova linha for habilitada.
Se um celular for adquirido sem o conhecimento de que é fruto de roubo ou furto, ele será rastreado, e o novo usuário receberá uma notificação informando que deve comparecer a uma delegacia para devolvê-lo e prestar esclarecimentos.
Caso a devolução não ocorra, a pessoa poderá responder a inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa. A medida está prevista para entrar em vigor até sexta-feira (4).
Funcionalidades do Celular Seguro
O aplicativo oferece duas opções aos usuários: bloqueio total e modo recuperação. No bloqueio total, a linha telefônica é desativada, assim como todas as contas vinculadas a instituições parceiras. Além disso, o IMEI do aparelho é bloqueado, tornando-o inutilizável.
Já o modo recuperação permite o bloqueio da linha e das contas associadas, mas possibilita que o celular volte a funcionar caso um novo chip seja instalado. Essa opção facilita a recuperação do dispositivo em casos de perda ou furto sem intenção criminosa.
O programa foi lançado em dezembro de 2023. Nos seis primeiros meses de funcionalidade, a plataforma havia bloqueado mais de 60 mil aparelhos.